Introdução
Poucas pessoas entendem a relação entre as abelhas e a agricultura. O produtor brasileiro de café em geral não costuma consorciar outras atividades com o café. As coisas geralmente não fazem sentido quando não são explicadas.
75% das espécies economicamente cultivadas precisam de polinização animal. As Abelhas são as mais adaptadas para essa função.
Diferentemente de outras culturas, a do café não se caracteriza por ser dependente das abelhas – portanto, sem elas ainda há produção dos frutos. Mas é fato que quando inserimos o animal neste sistema, aumentamos consideravelmente a produtividade das lavouras.
Com isto, a EISA, juntamente com a Nespresso (AAA) e a CarmoCoffees, propõe aos seus parceiros a implementação do “BEE SMS AAA DO SUL DE MINAS”.
O projeto doará colmeias para criação de abelhas, cursos, treinamentos práticos, EPIs para captura e coleta de mel e máquina para beneficiamento aos produtores de café escolhidos pela equipe de sustentabilidade.
Após esse período, serão transferidas para as outras caixas onde formarão novas castas.
Os números serão monitorados em parceria com pesquisadores para quantificar e qualificar a diferença na polinização no café, dando mais confiabilidade ao projeto.