PROJETO

Introdução

Poucas pessoas entendem a relação entre as abelhas e a agricultura. O produtor brasileiro de café em geral não costuma consorciar outras atividades com o café. As coisas geralmente não fazem sentido quando não são explicadas.

75% das espécies economicamente cultivadas precisam de polinização animal. As Abelhas são as mais adaptadas para essa função.

SMS quer explicar como a conexão entre as abelhas e a agricultura pode trazer benefícios significativos. Culturas como o café não são altamente dependentes das abelhas, então sem as abelhas ainda haverá produção de café, mas o fato é que quando colocamos mais abelhas neste sistema aumentamos a produção de café.

Em experimentos científicos especializados, com flores isoladas a redução é de 28% em relação à polinização natural. A colocação de colmeias nas lavouras de café como fator de aumento de produtividade pode trazer rentabilidade e qualidade à produção.

Com isto, a EISA, juntamente com a Nespresso (AAA) e a CarmoCoffees, propõe aos seus parceiros a implementação de um projeto denominado “BEE SMS AAA DO SUL DE MINAS”, com o objetivo de diversificar, aumentando o rendimento dos produtores, demonstrando e quantificando a qualidade e quantidade de polinização nas lavouras de café.

O projeto vai doar aos produtores de café escolhidos pela equipe de sustentabilidade, colmeias para criação de abelhas, cursos, treinamentos práticos, EPIs para captura e coleta de mel, máquina para beneficiamento e possibilidade de compra da primeira produção.

As abelhas serão capturadas no ambiente e alimentadas nas colmeias com calda por 60 dias para adaptação e reprodução, ou podem ser adquiridas às custas do produtor. Após este período serão transferidos para as outras caixas onde formarão novas castas.

Os números serão monitorados em parceria com pesquisadores para quantificar e qualificar a diferença na polinização no café, dando mais confiabilidade ao projeto.

Sustainable Quality Programa
Sustainable Quality Programa