⠀
A história da fazenda e dos cafés especiais na Alta Vista começa em 2001, quando o, até então, dentista Róbson Vilela comprou a propriedade. Vieram as primeiras mudas, em 2004 a primeira safra e logo os prêmios também começaram a surgir. E Robson nunca mais parou de produzir cafés especiais.

⠀
A fazenda Capim Seco é administrada por Rafael Dias Pereira. Ele é irmão de Luiz Paulo, um dos fundadores da CarmoCoffees, e compartilha com toda a família a paixão pelos cafés especiais. À frente da fazenda desde 2007, Rafael ressalta o quão importante é o café para a ligação da família e como essa troca de conhecimento ajuda no aumento da qualidade da bebida.

⠀
Antes de ser cafeicultor, Marcus foi jogador de futebol profissional no Brasil e chegou a jogar em grandes clubes da primeira divisão. Aposentado, se dedicou ao ramo da cafeicultura e fez parte dos primeiros passos do desenvolvimento dos cafés especiais em Carmo de Minas.

⠀
A Fazenda Furnas é um expoente de qualidade na região. Foi uma das primeiras a investir em processos de qualidade e realizar experimentos em processos. Sobre administração de Rinaldo de Castro Junqueira, que já foi presidente da cooperativa local de produtores, sempre investiu em qualidade e nos cuidados dos pós-colheita.

⠀
A Fazenda IP é uma das mais tradicionais na produção de cafés especiais do Sul de Minas. Sua história remete a década de 1960, quando Isidro Pereira, pai de Luiz Paulo Pereira, comprou as terras. E foi nessa parceria familiar que a história da fazenda foi construída.

⠀
O nome da fazenda deriva das irmãs Maria Rogéria Pereira e Maria Valéria Pereira. A fazenda Irmãs Pereira é um expoente de cafés de qualidade ao redor do mundo. Com processos inovadores, técnicas de gestão diferenciada e muito cuidado, os cafés tem alcançado altas pontuações ano após ano.

⠀
Em 2008, Antônio teve o primeiro contato com a CarmoCoffees, responsável por incentivá-lo a participar dos concursos de qualidade de cafés especiais. A partir deste momento, Antônio e sua família descobriram o real potencial da produção agrícola e dos cafés de qualidade. Com mais de oitenta anos de idade, Antônio continua a trabalhar diariamente na fazenda.

⠀
Nos anos 1990, Hélcio fez parte do movimento que passou a buscar qualidade na região de Carmo de Minas, sendo um dos fundadores da Aprocam (Associação dos Produtores de Café da Região da Mantiqueira). Ele foi um dos pioneiros a desenvolver novos processos de qualidade e tornou a fazenda conhecida pelas altas pontuações no café produzido.

⠀
A fazenda santuário é um projeto que nasceu de um objetivo de estar à frente das tendências do mercado. Os cafés cultivados aqui são reflexos da obstinação de Luiz Paulo e seus sócios. Hoje, além das variedades tradicionais brasileiras (como Bourbon amarelo), a fazenda tem mais de 30 variedades exóticas de café, práticas diferenciadas de cultivo (como a plantação sombreada) e processos inovadores (New Flavors).

⠀
Modelo de produção de qualidade, a fazenda Sertão se destaca pela sua história de pioneirismo e inovação nos métodos de produção. Altamente premiada, a fazenda também representa toda a união de uma família em torno de um sonho que se tornou um grande objetivo: produzir cafés de qualidade diferenciada no mercado.

⠀
Tudo começou em 2006, quando Renato, um dos três irmãos Fantinato, decidiu comprar um pedaço de terra para produzir café. Hoje, ele e um dos outros irmãos, Luiz Carlos, são responsáveis pela propriedade e tem investido na produção de cafés de alta qualidade.

⠀
Essa história começa em 1976, quando o Sr. Antonio Andrade Pereira Filho decidiu expandir a área da fazenda que administrava. Ele fez uma oferta ao vizinho, que criava gado leiteiro na área desejada, que aceitou a oferta e o Sítio Boa Vista passou a fazer parte de um projeto maior.

⠀
A área está localizada a uma altitude que varia entre 900 e 1100 metros e tem ao todo cerca de 5 hectares, que produzem em torno de 60 sacas de cafés por ano. A única variedade de café produzido é o bourbon amarelo. Todo o café produzido lá é processado na Fazenda Irmãs Pereira.

⠀
Jesimar herdou a propriedade de seu avô, Vicente Garcia de Oliveira – que plantou as primeiras sementes de café no Sítio São Joaquim em 1953. Desde então, três gerações foram criadas pela renda gerada pelos cafés especiais.

⠀
Quando o avô de Luiz morreu, em reconhecimento à sua carreira e trajetória, sua família decidiu lhe dar um sítio de café chamada Sítio Senhor Niquinho, que na verdade era o apelido de seu avô.