Honey Process – Entenda o que é e seus diferenciais

Com anos de tradição no cultivo de café e com um futuro desafiador pela frente, estamos interessados em romper os processos típicos de café no Brasil: Natural, Cereja Descascado. Quer saber mais? Continue lendo.

A verdade é que, em nossa filosofia, o processamento do café começa com o equilíbrio perfeito de terroir, variedades e técnicas. É por isso que estamos combinando os anos de tradição com uma abordagem científica sobre a avaliação do amadurecimento da cereja. Então, além de mastigar e espremer as cerejas como antigamente, os produtores estão medindo o Brix (°Bx) nas cerejas, assim eles saberão o momento perfeito para colher as cerejas no pico de maturação. Veja como funciona!

O Honey

O primeiro passo é colher seletivamente as cerejas do café. Em seguida, elas são lavadas com água na máquina classificadora de densidade, conhecida como “lavador” no Brasil.

Depois disso, a polpa da cereja é removida, mas uma certa quantidade de “mucilagem” permanece enquanto o grão é seco.

A polpa dos grãos é removida dentro de 24 horas após a colheita; toda ou parte da mucilagem é deixada secar nas sementes, de acordo com o processo. A fermentação ocorre durante todo o processo de secagem, que é estimado entre 18 e 25 dias.

Você sabia que a mucilagem é extremamente doce e pegajosa, como o mel? Isso mesmo e embora o nome não tenha nada a ver com o sabor, esses cafés são conhecidos por seus sabores doces.

Isso acontece porque esse processo mantém algumas das características desejáveis de um café Natural completo (corpo pesado, sabor adocicado com menor acidez, notas de chocolate profundas), além de acelerar consideravelmente o processo de secagem e reduzir alguns dos riscos de deterioração, mofo e outros defeitos que podem ocorrer com a cereja de café totalmente intacta nos pátios ou mesas de secagem.

Diferenças

Em muitos casos, os produtores removem diferentes quantidades da mucilagem para manipular o perfil final do café ou moderar o processo de secagem para atingir diferentes níveis de mel, atribuindo termos diferenciados para corresponder aos resultados. Veja a diferença:

Os honeys tradicional e amarelo têm menos mucilagem após serem lavados. Os red e black honey, por outro lado, têm muito mais mucilagem restante. Isso leva a um café mais encorpado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

RELATED ARTICLES

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.