Fazenda Chapada

Produtor

Marcus Carvalho

Cidade

Soledade de Minas

Altitude

1.010m ~ 1.180m

Área da Fazenda

60ha

Área Plantada

25ha

Processos

Natural, Natural Descascado e Fermentado.

Certificados

Certifica Minas and FairTrade.

Variedades

Catucaí Amarelo, Catuaí Vermelho, Icatu Amarelo, Acaiá e Mundo Novo.

Outros Cultivos

Bananas.
Marcus foi um conhecido jogador de futebol profissional nos anos 80 e 90 e chegou a jogar em clubes da primeira divisão do Brasil, como o Vasco da Gama.

Nessa época, ele era casado com Maria José Barros Junqueira, cuja família era de Carmo de Minas e trabalhava com a cafeicultura. Quando seu sogro morreu, Marcus decidiu enfrentar um novo desafio: administrar uma fazenda de café.

Marcus levou algum tempo para estudar e aprender tudo o que podia sobre suas novas tarefas e contou com consultorias e ajuda de agrônomos. Ele, então, percebeu como a colheita dos grãos de café no momento certo afeta diretamente a qualidade bebida.

Querendo aprender mais sobre a qualidade dos cafés locais, Marcus foi um dos membros do movimento pioneiro que trouxe o interesse de laboratórios de qualidade e provadores de café para a região, resultando no cenário atual de Carmo de Minas.

Mas a vida reservou uma triste surpresa para o cafeicultor. Em outubro de 2013, a caminho de São Paulo, sua esposa sofreu um acidente de carro. Com a dor da perda, ele quase abandonou a fazenda. Porém, com a ajuda das filhas, ele decidiu seguir em frente. Hoje, ele divide seu tempo entre a fazenda e seu próprio projeto social para ajudar a comunidade, onde ele atua como treinador de futebol para crianças carentes e jovens em Carmo de minas.

Sobre os planos para os próximos anos, Marcus é taxativo:

“A Chapada espera cada vez mais melhorar a qualidade de seus cafés, pois o mercado está cada vez mais competitivo, por isso temos que nos reinventar dia a dia para fazer parte desse seleto grupo de produtores de cafés surpreendentemente especiais!”

Vídeos