Produtor
Cidade
Altitude
Área da Fazenda
Área Plantada
Processos
Certificados
Variedades
Outros Cultivos
Nessa época, ele era casado com Maria José Barros Junqueira, cuja família era de Carmo de Minas e trabalhava com a cafeicultura. Quando seu sogro morreu, Marcus decidiu enfrentar um novo desafio: administrar uma fazenda de café.
Marcus levou algum tempo para estudar e aprender tudo o que podia sobre suas novas tarefas e contou com consultorias e ajuda de agrônomos. Ele, então, percebeu como a colheita dos grãos de café no momento certo afeta diretamente a qualidade bebida.
Querendo aprender mais sobre a qualidade dos cafés locais, Marcus foi um dos membros do movimento pioneiro que trouxe o interesse de laboratórios de qualidade e provadores de café para a região, resultando no cenário atual de Carmo de Minas.
Mas a vida reservou uma triste surpresa para o cafeicultor. Em outubro de 2013, a caminho de São Paulo, sua esposa sofreu um acidente de carro. Com a dor da perda, ele quase abandonou a fazenda. Porém, com a ajuda das filhas, ele decidiu seguir em frente. Hoje, ele divide seu tempo entre a fazenda e seu próprio projeto social para ajudar a comunidade, onde ele atua como treinador de futebol para crianças carentes e jovens em Carmo de minas.
Sobre os planos para os próximos anos, Marcus é taxativo:
“A Chapada espera cada vez mais melhorar a qualidade de seus cafés, pois o mercado está cada vez mais competitivo, por isso temos que nos reinventar dia a dia para fazer parte desse seleto grupo de produtores de cafés surpreendentemente especiais!”