Fazenda do Engenho

Produtor
José Ronaldo Junqueira Dias
Localização

Carmo de Minas, MG

Altitude

1.100m
Área da fazenda
240 hec
Área plantada
70 hec
Métodos de processamento
Natural, Natural descascado e fermentados.
Variedades
Bourbon Amarelo, Bourbon Vermelho, Catuaí, Acaiá, Icatu e Catucaí.
José Ronaldo é a terceira geração de uma família de produtores de café da fazenda. Adquirida em 1954 por seu avô, Ciro Carneiro, a fazenda desde cedo teve alta produtividade e bons resultados no manejo da lavoura.

Em 1961, a fazenda passou para o pai de José Ronaldo, Francisco Dias de Castro, conhecido como Chico do Engenho. Em 1968, José Ronaldo foi para o Rio de Janeiro estudar medicina e se especializou em cirurgia cardíaca. Até hoje, divide seu tempo entre as salas de cirurgia e a fazenda, suas principais paixões. Infelizmente, seu pai, Francisco Dias, faleceu alguns anos depois, em 1978.

A Fazenda passou então para sua esposa e depois foi dividida entre José Ronaldo e as duas irmãs em 1984.
Desde então, a Fazenda do Engenho está sob a gestão de José Ronaldo. Mas foi somente em 2002 que a fazenda começou a investir em qualidade, adquirindo novas estruturas para beneficiar o café, construindo terreiros de secagem e também aprimorando os processos de pós-colheita. Recentemente, em 2017, outras grandes mudanças foram feitas na fazenda, sob orientação de um novo consultor técnico, com o objetivo de aumentar a produção e melhorar a qualidade dos cafés na xícara. Foram feitos investimentos em maquinário e novos terreiros de secagem.

José Ronaldo é muito detalhista e tem acompanhado de perto todas essas mudanças. Feliz com o resultado até agora, ele acredita que a fazenda dará mais um salto de qualidade nos próximos anos.