Fazenda Sertão

Produtor

Francisco Isidro Pereira

Cidade

Carmo de Minas, MG

Altitude

1.100m ~ 1.450m

Área da Fazenda

850ha

Área Plantada

330ha

Processos

Natural, Natural Descascado, Fermentado e Outros.

Variedades

Catucaí Amarelo, Bourbon Amarelo e Bourbon Vermelho, Catuaí Amarelo.

Outros Cultivos

Bananas, Milho e Gado Leiteiro.

A história da Fazenda Sertão se entrelaça com os primeiros passos do cultivo de café em Carmo de Minas. Desde a primeira geração de cafeicultores na região, José Isidro Pereira aprendeu cedo que viver é uma questão de ser responsável e alegre ao mesmo tempo. José Isidro perdeu seu pai quando tinha apenas 1 ano e foi criado por sua amorosa e dedicada mãe, que o tornou um homem honrado. José Isidro cresceu e estudou odontologia, profissão que exerceu por alguns anos no início de sua vida adulta.

O destino o chamou de volta a Carmo de Minas quando sua mãe faleceu e ele se tornou o único herdeiro de um pedaço de terra que, naturalmente, é hoje a Fazenda Sertão. Anos depois, em 1949, José Isidro se casou com o amor de sua vida, Nazareth, e encontrou nela uma parceira real para a vida toda – e até além. José Isidro uma vez disse que toda a inspiração para o negócio veio de seu pai, mesmo sem tê-lo conhecido por muito tempo. Anos mais tarde, vieram seus próprios filhos: Francisco, Luiz Paulo, Glycia e Sandra.

Cada um seguiu caminhos diferentes nos estudos conforme pedido dos pais. Agora, todos estão juntos novamente, ajudando a manter o negócio em funcionamento. O café não é segredo que, comparados aos dias passados, os cafés cultivados em Carmo de Minas e na região agora têm muito mais qualidade. Mas mesmo em tempos anteriores, quando o foco era mais no volume de produção do que na qualidade em si, alguns grandes compradores daquela época tinham uma preferência explícita pelos grãos de Bourbon Amarelo cultivados na região.

A Fazenda Sertão está localizada a mais de 1.000 metros de altitude, em Carmo de Minas, estado de Minas Gerais. Tem uma temperatura média anual de 18ºC. As plantações são feitas no topo de encostas com inclinações de até 50%. Essa é uma medida importante para evitar geadas, comuns na região no inverno, afetando a saúde das árvores, além de proporcionar um amadurecimento mais uniforme e proteção contra infecções por fungos devido à menor umidade relativa. Todos esses passos, no fim das contas, resultam em uma melhor qualidade final dos grãos.

Próxima Geração
Inspirados pela união e pela prosperidade das duas gerações anteriores, os netos de Nazareth colaboram em várias áreas e têm presença em toda a cadeia do café.

Mudanças recentes
A Fazenda Sertão sempre foi pioneira em novos métodos de processamento de café. E agora não é diferente. Eles estão processando café natural, cereja descascado, fermentado (aeróbico e anaeróbico) e honey. Os cafés fermentados e honey são processados na usina IP da Fazenda. As fermentações são feitas em barris (anaeróbicos) e tanques (aeróbicos).

O processo honey é o mais trabalhoso e exige muito cuidado. Este ano, mais 2000 metros quadrados de terraço foram feitos para secar o café, construindo outro secador e colocando mais 3 caixas. Tudo se trata de qualidade e controle. Por isso, todos os funcionários que atualmente trabalham na fazenda estão sendo treinados e precisam se envolver nesse processo.

Tributo
É com muita tristeza que informamos que Nazareth, proprietária da fazenda e matriarca da família, faleceu em janeiro de 2022. A fazenda será gerenciada por seu filho, Francisco Isidro Pereira, e seus irmãos, que têm cuidado dos cafés nos últimos anos. Francisco trabalhará duro para manter viva a memória e o legado de Nazareth.