Aos 23 anos, Silvanei conheceu sua parceira para a vida toda, com quem teve uma filha, Danielle. Sua esposa também é parceira de trabalho e cuida de muitas tarefas na fazenda. Juntos, ambos estão ensinando à filha o amor pela fazenda como a estrutura que torna seu estilo de vida razoável possível.
Silvanei sempre viveu no Sítio Cocho Velho, e tudo o que conquistou em sua vida foi proporcionado pela renda que ele ou seu pai tinham com a produção agrícola. Seu trabalho na fazenda é constante, assim como a ajuda de sua esposa. Durante o período de colheita, ele conta com a ajuda de safristas (pessoas que trabalham como autônomos nas fazendas de café durante a colheita). Também há um “meeiro”, uma pessoa que trabalha em uma parte da terra e divide a renda com Silvanei.
No Sítio Cocho Velho, a colheita é parcialmente mecanizada, e os grãos vão direto para o terreiro após serem colhidos e espalhados uniformemente para secagem. Silvanei também conta com a estrutura de “Benefícios” da CarmoCoffees para obter o melhor possível para a qualidade de seus grãos. “Nosso principal desafio está na mão de obra, haverá uma mudança nas características de nossa região de café devido a esse fator. E precisamos estar preparados para esse momento.”