Sítio Santa Catarina

Produtor

Sebastião Alexandre da Silva

Localização

Pedralva, MG

Altitude

1275 metros

Área da fazenda

28ha

Área plantada

5ha

Métodos de processamento

Natural e Natural Fermentado

Variedades

Bourbon amarelo, Catuaí vermelho e Icatu amarelo
Outros cultivos
Bananas

O sítio Santa Catarina é fruto da paixão de uma família pelo café. A história da produção começa na década de 1980 quando o avô de Sebastião Alexandre faleceu e deixou as terrar como herança para os filhos. Foram eles que começaram a plantação de café, em 1983. Na época, o pai de Sebastião, o senhor Benedito Faustino da Silva, junto a esposa, Rosa Martins da Silva, fizeram o primeiro plantio, ajudados pelo irmão mais velho de Sebastião. Começava ali a história do café na fazenda.

Os primeiros anos foram os mais difíceis. Os cafés não alcançavam boa qualidade de bebida e para piorar, pouco depois, uma forte geada atingiu a região e acabou com boa parte das plantas.
Desanimados com o local onde os primeiros cafés tinham sido plantados, decidiram que era hora de olhar para a frente e eles escolheram um local mais alto para o novo plantio. A partir daí, a paixão pelo café foi sendo passada para a família.

Hoje quem cuida da fazenda é Sebastião, junto com um sobrinho a quem ele considera irmão, José Rodrigo. Os dois juntos, e ainda debaixo do olhar atento da pai, foram os responsáveis por começar a busca pelos cafés especiais na propriedade.

Gratos pela parceria com a CarmoCoffees, eles creditam os bons resultados obtidos recentemente a orientação e cobrança constante do time localizado no benefício Pedra Branca.
Agora eles estão mais atentos aos cuidados com a lavoura, fazendo análise de solos, estudando como fazer as podas e também trabalhando bastante no pós colheita, contando com terreiros suspensos e novas formas de processar o café.

Otimistas, eles esperam que os resultados e reconhecimento obtido nesse ano seja uma constante para os próximos anos e dizem que não vão medir esforços para que isso aconteça.