O café e a natureza estão conectados, ele fornece o sustento e os sonhos da CarmoCoffees. Agora é hora de devolver à natureza o que “ela” sempre nos deu.

Reciclando

Infelizmente, a gestão de resíduos não é valorizada na maioria dos países do sul global, e o Brasil é um deles. Geralmente você encontra pessoas apenas deixando o lixo do lado de fora, sem nenhuma divisão de materiais recicláveis ou orgânicos. Mas estamos tentando mudar esse estilo de vida.

Pelo menos 400 mil famílias brasileiras sobrevivem da gestão e coleta de resíduos. Em São Lourenço – uma pequena cidade ao lado de Carmo de Minas – cerca de 15 famílias dependem diretamente da reciclagem, com baixíssima renda.

Em parceria com a cooperativa “Amigos do Meio Ambiente“que é uma entidade gestora de resíduos de São Lourenço, todo o material reciclável de nossos escritórios será direcionado para a reciclagem deles. Além disso, como exportamos a maior parte de nosso material reciclável (como caixas, embalagens de amostra e outros), iremos ajudar financeiramente por cada quilo de resíduo exportado. Por exemplo: se usamos 100kg de material reciclável em um mês, vamos recompensá-los por tudo isso, impactando diretamente na vida dessas famílias com uma renda extra.

E o lixo orgânico?

Isso também é um assunto importante. A maior parte do nosso desperdício é durante a degustação, as sobras do café moído eram jogadas fora. Agora, em parceria com a BioCicle, empresa situada em São Lourenço, construímos duas composteiras na parte traseira do nosso escritório. Todo o resíduo da degustação se tornará um rico fertilizante orgânico, que será utilizado no plantio do café – transformando a terra do café em vida.

Reflorestamento

Iniciamos em 2017 um projeto de reflorestamento nas áreas de preservação permanente (APP) do nosso centro de beneficiamento em Pedra Branca.

Na área, todos os trechos da APP se encontravam degradados por conta da atividade de pecuária exercida antes na fazenda.

A recuperação está sendo feita com o plantio de árvores nativas. Ao todo, já foram plantadas mais de 2000 mudas. Em breve, mais uma etapa do plantio será realizada.

PROJECT

Introdução

Poucas pessoas entendem a relação entre as abelhas e a agricultura. O produtor brasileiro de café em geral não costuma consorciar outras atividades com o café. As coisas geralmente não fazem sentido quando não são explicadas.

75% das espécies economicamente cultivadas precisam de polinização animal. As Abelhas são as mais adaptadas para essa função.
SMS quer explicar como a conexão entre as abelhas e a agricultura pode trazer benefícios significativos. Culturas como o café não são altamente dependentes das abelhas, então sem as abelhas ainda haverá produção de café, mas o fato é que quando colocamos mais abelhas neste sistema aumentamos a produção de café.
Em experimentos científicos especializados, com flores isoladas a redução é de 28% em relação à polinização natural. A colocação de colmeias nas lavouras de café como fator de aumento de produtividade pode trazer rentabilidade e qualidade à produção.

Com isto, a EISA, juntamente com a Nespresso (AAA) e a CarmoCoffees, propõe aos seus parceiros a implementação de um projeto denominado “BEE SMS AAA DO SUL DE MINAS”, com o objetivo de diversificar, aumentando o rendimento dos produtores, demonstrando e quantificando a qualidade e quantidade de polinização nas lavouras de café.
O projeto vai doar aos produtores de café escolhidos pela equipe de sustentabilidade, colmeias para criação de abelhas, cursos, treinamentos práticos, EPIs para captura e coleta de mel, máquina para beneficiamento e possibilidade de compra da primeira produção.

As abelhas serão capturadas no ambiente e alimentadas nas colmeias com calda por 60 dias para adaptação e reprodução, ou podem ser adquiridas às custas do produtor. Após este período serão transferidos para as outras caixas onde formarão novas castas.
Os números serão monitorados em parceria com pesquisadores para quantificar e qualificar a diferença na polinização no café, dando mais confiabilidade ao projeto.

Sustainable Quality Programa
Sustainable Quality Programa
A obtenção da certificação ambiental consiste em desenvolver práticas que proporcionem melhor proteção e cuidado com o meio ambiente, com as pessoas envolvidas nos processos e também com o produto com o qual se trabalha. A implantação só é feita por empresas que estejam seguras das políticas ambientais praticadas e demonstrem comprometimento com práticas sustentáveis e conscientes.

Acreditamos firmemente nos códigos de conduta e valores definidos nas diretrizes de produção sustentável. E afirmamos nosso compromisso aqui.

Em toda a cadeia de trabalho, incentivamos os processos de sustentabilidade e acreditamos na mudança gerada a longo prazo.

Sustainable Quality Programa
Sustainable Quality Programa
Sustainable Quality Programa
Sustainable Quality Programa