Washed Process – O que é um café de processo cereja descascado?

Antes do café chegar na mesa das pessoas, ele passa por uma série de etapas nas fazendas. De maneira rápida, quando os grãos estão maduros, eles são colhidos, lavados com água corrente e tem os grãos verdes ou passados (bóia) separados. Feito isso, é hora de realizar o processo de secagem do café.

Washed Process

Processo cereja descascado

Esse processo é uma das operações mais importantes para a qualidade da bebida. Uma vez mal conduzido, ele poderá acarretar grandes prejuízos ao cafeicultor, transformando o café em um produto de qualidade inferior, com menor poder de venda.
Se bem feito, pode até melhorar a qualidade da bebida, como ocorre nos processos de fermentação.

Quais os processos de secagem?

No Brasil, tradicionalmente havia três métodos de secagem de café: Natural, Cereja descascado (CD) e Despolpado (ou Lavado). Hoje, já são realizados outros processos, como a Fermentação Natural (aeróbica e aneróbica) e o Honey.
É sobre um desse processos tradicionais que vamos falar hoje: o Cereja descascado (CD).

Mas o que é o cereja descascado (CD)?

Ao contrário do processo de secagem Natural, no Cereja Descascado os cafés passam por um equipamento que é responsável por movimentar os grãos de forma a retirar a casca.
Nesse processo, os furos do cilindro pressionam os grãos e fazem com que passem os cerejas (maiores) e os verdes ficam retidos. Durante esse ciclo, o fruto cereja perde facilmente a casca e vai direto para o terreiro ou secador. Por isso, ele recebe o nome Cereja Descascado (CD).

O método é ideal para regiões mais úmidas, porque evita a fermentação inadequada do café. Ele exige, porém, investimentos maiores em equipamentos, mão de obra, água e energia.

E o resultado?

Como resultado, a bebida se torna mais delicada e com um perfil mais limpo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

RELATED ARTICLES

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.